Fúria
"E quando a dor vem encostar-se a nós, enquanto um olho chora / o outro espia o tempo procurando a solução.” (Conceição Evaristo, 2015)
Como espiar o tempo em um mundo dominado por uma infinidade de imagens contrastantes - medonhas e belas, sombrias e luminosas - atravessadas por uma infinidade de perguntas não respondidas e perpassadas por contradições e paradoxos? Como espiar o tempo em um mundo de fúria? Como dar visibilidade e voz ao que está invisível e silenciado? Em Fúria um mundo povoado de imagens se constrói e se desmancha sem trégua, diante dos olhos do público. Os corpos dos nove artistas se destacam e se perdem em meio a roupas, pedaços de plásticos, artefatos, rejeitos, em uma mistura de cores, formas e texturas que são compostas e metabolizadas em um afresco em movimento. Criada no Centro de Artes da Maré no Rio de Janeiro, sede da Lia Rodrigues Companhia de Danças, Fúria estreou em novembro de 2018 em parceria com o Théâtre National de Chaillot/Paris e com o Le Cenqquatre/Paris dos quais a coreógrafa é artista associada.
Ficha técnica
Criação e direção: Lia Rodrigues
Dançado e criado em colaboração com:
Leonardo Nunes, Felipe Vian, Carolina Repetto, Valentina Fittipaldi, Andrey Silva, Larissa Lima, Ricardo Xavier. Também dançado por Raquel Alexandre e David Abreu.
Colaboração na criação:
Clara Cavalcante e Karoll Silva
Assistente de criação e direção:
Amália Lima
Dramaturgia: Silvia Soter
Colaboração artística e imagens:
Sammi Landweer
Criação de Luz:
Nicolas Boudier
Trilha sonora:
Trecho de Canções de Kanak: Festa e canções de ninar - Grande Terre, Ile des Pins e Tiga e ilhas Loyanté da Nova Caledônia gravados em 1990 ( coleção Le Chant Du Monde da Coleção do Centre National de la Recherche Scientifique e do Musée de l'Homme /Paris- França)
Produção e difusão internacional:
Thérèse Barbanel e Colette de Turville
Professoras:
Amália Lima, Sylvia Barreto
Produção Brasil:
Gabi Gonçalves/Corpo Rastreado
Produção geral da temporada Centro de Artes da Maré 2022:
Claudia Oliveira
Secretária e administração:
Glória Laureano
Midia Social:
Raquel Alexandre e Dandara Patroclo com colaboração de Carolina Repetto
Assistência de produção da temporada Maré:
Ricardo Xavier, Inês Assumpção e Ayla Gabriela
Coprodução:
Chaillot – Théâtre national de la Danse, CENTQUATRE-Paris, Fondation d’entreprise Hermès dans le cadre de son programme New Settings, Festival d’Automne de Paris, MA scène- nationale, Pays de Montbéliard, Les Hivernales - CDNC (França); Künstlerhaus Mousonturm Frankfurt am Main, Festival Frankfurter Position 2019 –BHF-Bank-Stiftung, Theater Freiburg, Muffatwerk/Munique (Alemanha); Kunstenfestivaldesarts, Bruxelas (Bélgica); Teatro Municipal do Porto, Festival DDD - dias de dança (Portugal).
Realização:
Lia Rodrigues Companhia de Danças
Parceria:
Redes da Maré e Centro de Artes da Maré
Lia Rodrigues é artista associada ao Chaillot-Théâtre national de la Danse e ao CENTQUATRE, França.
Agradecimentos:
Zeca Assumpção, Inês Assumpção, Alexandre Seabra, Mendel Landweer, Jacques Segueilla, equipe do Centro de Artes da Maré e da Redes da Maré.